.jpg)
A Terapia da Dignidade é um manejo terapêutico desenvolvido para dar conta das questões existenciais e sofrimentos psíquicos presentes nos processos de envelhecimento ou no enfrentamento da finitude, encontrando o lugar de autoria do sujeito no seu próprio processo. Voltado para pessoas 60, 70, 80+


Nossa Proposta
No meu percurso da clínica acompanho pacientes cujas questões passam pelos medos sobre como serão os anos pela frente, quem eles são no presente e principalmente sobre como serão lembrados por aqueles que lhes são importantes. Nesse processo o significado de dignidade está sempre presente e de modo singular. Foi assim que me interessei pela técnica criada pelo psiquiatra canadense Dr. Harvey Max Chochinov no âmbito das práticas de cuidados paliativos, quando percebeu que a perda da dignidade era um fator primordial para a diminuição da importância da vida.
Tomando a técnica do Dr. Chochinov como ponto de partida e identificando suas interseções com a psicologia analítica, vi sua importância não só em cuidados paliativos, mas principalmente nos processos de envelhecimento, quando temos a oportunidade de refletir e ressignificar nossa história de vida. Esse processo permite a integração do passado no presente, encontrando o lugar de autoria em que muitas coisas podem ser vividas.
Essa é uma prática de terapia breve, sendo uma proposta individual e outra em grupo. Fico à disposição para mais informações caso você tenha se interessado ou pensou em alguém que possa se beneficiar desse cuidado.
Um abraço,
Melissa
Quer saber mais sobre Terapia da Dignidade?
