
Analistas Junguianas

Melissa Tavares
Em 1997 me formei em Direito, um pouco mais tarde fiz mestrado e trabalhei em empresas e escritórios de advocacia. Apesar de gostar desse trabalho e ter obtido reconhecimento na área, minha realização pessoal aconteceria depois. Em 2005 ingressei na faculdade de psicologia e segui minha formação com a Pós Graduação em Psicologia Junguiana, além da participação em grupos de estudos, Seminários, pesquisas e supervisão clínica. Ao longo desse percurso, atuei em atendimento clínico individual e em grupo, como palestrante em Seminário Internacional de Psicologia Analítica e publicação de artigo na revista Mente e Cérebro. Conheça mais
Faço atendimento individual em Ipanema, e mediadora em grupos terapêuticos. Em decorrência da pandemia COVID-19, passei a fazer parte do projeto Mapa do Acolhimento participando da mobilização de profissionais em saúde mental.
Desde 2022 promovo o Projeto Grupo de Pais, que é resultado de importante demanda dos que cuidam de crianças e adolescentes.
Os estudos sobre luto prolongado, prevenção e posvenção ao suicídio e cuidados paliativos me levaram a conhecer a Terapia da Dignidade que hoje é uma importante prática de terapia breve focada nas questões do envelhecimento e finitude. Em 2023 inicio o Grupo 60+, voltado para a elaboração das questões que emergem nesse fase da vida,.
Em 1995 me formei em Direito pela UFRJ, e logo em seguida ingressei na Escola da Magistratura do Rio de Janeiro, com conclusão em 1999, mesmo ano que tomei posse como servidora pública federal. As pesquisas que realizei durante meus estudos na EMERJ, em especial voltadas à Sociopatia e a Medida de Segurança, despertaram, ainda mais, o interesse pela psicologia.
Conclui a graduação em Psicologia em 2010. Ao longo dessa trajetória, participei de vários Congressos na área da psicologia social, com interface junto à Justiça.
Segui minha formação com a Pós Graduação em Psicologia Junguiana, curso que me especializou no atendimento clínico, aprimorando o cuidar terapêutico.
Neste percurso, participei de Simpósios e Congressos Junguianos e atuei em atendimento clínico individual e em grupo, além de supervisão clínica. Mais
Atualmente, realizo atendimento individual de adultos e adolescentes, com consultório em Ipanema e Niterói. Participo como mediadora no Projeto Grupo de Pais, espaço de acolhimento e potencializador do vínculo entre pais e filhos, ainda mais em tempos de COVID-19.
Integro também o Projeto Sabiá da Praia em Itaipu/Niterói, onde faço o acolhimento de pessoas em sofrimento psíquico e promovo o desenvolvimento do vínculo de pertencimento.
